ICAB sagra Monsenhor Rogelio Cruz bispo na República Domincana

O padre Rogelio Cruz foi sagrado bispo da Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB), na manhã de sábado, dia 02 de dezembro de 2023, durante cerimônia pública realizada no Ginásio “Fernando Teruel”, em Concepción de La Veja (República Dominicana). A solene celebração fora presidida por S. Excia. Revmª. Dom Manoel José da Rocha Neto (Bispo Diocesano de Natal/ RN e Presidente do Superior Tribunal Eclesiástico – STE – da ICAB) como sagrante principal, tendo junto a ele como co-sagrantes: Dom Josivaldo Pereira de Oliveira (Diocesano do Rio de Janeiro/RJ e Vice-Presidente do Conselho Episcopal ICAB) e Dom Luis Bergonzi Moreno (Bispo de Buenos Aires e Primaz da Argentina), além de contar com a presença de mais de 12 bispos e membros de várias delegações da América Latina.

A fim de perpetuar o ministério apostólico, a exemplo dos “Doze” que se muniram de colaboradores, transmitindo, com a imposição das mãos, o dom do Espírito recebido por Cristo, assim, a ICAB através da ininterrupta sucessão dos bispos na tradição viva da Igreja, mantem este múnus contínuo nos bispos, circundando dos seus presbíteros e diáconos. Ora, o então conhecido “padre dos pobres”, agora chamado de “bispo do povo”, será o 1º Bispo da (já existente) Diocese “Frei Antônio de Montesinos” – a qual abarca todo Caribe, com presença na República Dominicana, Porto Rico, Cuba, Haiti, Martinica e outros.

Ramón Rogelio Cruz Fermín, carinhosamente conhecido, até então, como Pe. Rogelio Cruz, nasceu em 16 de setembro de 1958 em Las Lagunas, Moca, Província de Espaillat (República Dominicana),  sendo o quinto de um total de 11 irmãos filhos de Joaquín Cruz e María Altagracia Fermín, tendo recebido a ordenação presbiteral aos 07 de julho de 1990.

Diácono ICAB Luiz Cláudio Zóboli