CF-ICAB

CONSELHO FISCAL (CF)

O Conselho Fiscal (CF) é formado por 3 (três) membros, sendo 1 (um) Bispo, que o presidirá, e 2 (dois) Presbíteros, todos eleitos para um mandato de 4 (quatro) anos pelo Concílio Nacional, competindo-lhe:

I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente do Conselho Episcopal, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em 60 (sessenta) dias a contar de seu recebimento, por contador;
II - realizar, por iniciativa própria, do Conselho Episcopal ou do Concílio Nacional, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial;
III - fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pelo Governo Central mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Dioceses.
IV - representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados.

Membros do Conselho Fiscal:
Dom Rommel
Padre Jofre
Padre Talmaturgo

Depois, Dom Carlos Duarte Costa renuncia o título de Bispo de Maura, ficando, por isso, conhecido como o ex-Bispo de Maura. No dia 18 de agosto de 1945 fez publicar o Manifesto à Nação, um dos principais documentos da nova Igreja, dando, com isso, seu desligamento definitivo da Igreja Romana. Dom Carlos Duarte Costa orientou e dirigiu a Igreja dos brasileiros durante 16 anos. Subiu à morada dos Anjos no dia 26 de março de 1961, com a idade de 73 anos de uma vida dedicada ao Senhor, 50 anos de sacerdócio e 37 de episcopado. Sua vida, irrepreensível e autêntica, aliada às suas idéias e ações santas e cristãs, lhe valeram a hora dos altares, por decisão do Concílio Nacional de 06 de julho de 1970, sob o título de SÃO CARLOS DO BRASIL, com o qual é invocado. O imenso desejo de ver todos os seres reunidos no grande Rebanho de Cristo, amando-se e respeitando-se com Deus, e os esforços envidados para a concretização deste ideal, lhe valeram o justo e merecido título de Pai do Ecumenismo dado pela Igreja Nacional. Seus restos mortais repousam no Templo Nacional – Monumento da Penha -, justamente no local onde foi plantada a semente da Igreja Brasileira, no Rio de Janeiro (Rua do Couto, n.º 54).

História.jpeg