FESTAS DE SÃO CÍCERO DO JUAZEIRO PELO BRASIL

FESTAS DE SÃO CÍCERO DO JUAZEIRO PELO BRASIL


Na diocese de Maceió, após dois anos sem a tradicional procissão (a pés), os romeiros e devotos de São Cícero saíram às ruas para comemorar o seu santo padroeiro. Com a pandemia, não foi possível realizar a procissão a pés, com isso, nos últimos dois anos, os fiéis acompanharam os festejos por meio de carreata. Porém, os romeiros e devotos de São Cícero pediam a volta da tradicional procissão em caminhada pelas principais ruas do bairro do Feitosa, onde está situada a Catedral dedicada ao santo dos brasileiros. A fé e a emoção tomaram conta dos fiéis e devotos de São Cícero.

Coordenada pelos padres Tiberio e Jofre, e pelo bispo Diocesano Dom Walbert Rommel, com tema “São Cícero evangelizador do Nordeste”, foi realizada a novena de São Cícero de 11 a 19 de Julho, encerrando com a missa solene e procissão. Com a Festividade realizada em 20 de julho 2022, a Diocese de Maceió abriu o ano Ano Jubilar em comemoração pelos 50 anos da canonização de São Cícero do Juazeiro, que será celebrada em julho de 2023.











Também, a Missão Piauí da Diocese de Viana/São Luis-MA, festejou o santo dos brasileiros, os fiéis da comunidade, no bairro Lousinho em Picos, coordenados pelo padre Carlos Leal, realizaram a 5ª festa de São Cícero de 17 a 20 de Julho. Essa manifestação religiosa nasceu junto com a comunidade, e hoje conta com a atuação do Padre Carlos Leal. O festejo contou, ainda, com a presença do padre João da Cruz de Açailândia-MA, e do diácono Luis de Alencar, da cidade de Santa Luzia do Paruá-MA.








Na cidade de Coivaras-PI, foi realizado o 01° Festejo de São Cícero do Juazeiro, de 14 a 20 de Julho. A Igreja dedicada a este santo nasce após algumas missas realizadas na residência de seu Fransquim e dona Maria de Lourdes, no Bairro Buritizinho da cidade de Coivaras-PI. Dona Luiza Gomes de Oliveira, mãe de Francisco (Fransquim), doou para a Igreja Católica Apostólica Brasileira, uma parte do terreno para a construção da Igreja. Consultando os familiares ao lado da igreja e algumas pessoas, sugerimos termos como padroeiro da Igreja a ser construída, São Cícero do Juazeiro. Durante o festejo houve boa participação da comunidade, convidados, contando com a participação do Diácono Franzecam e Diácono Maurício. Esta igreja na cidade de Coivaras-PI, faz parte da Paróquia Santo Antônio e São Francisco das Chagas, tendo como vigário o Padre Jocimar








Na Diocese de Fortaleza o diácono Artur Pinheiro, capelão da Capela de Taipa de Todos os Santos, em Capistrano-CE, celebrou em honra a São Cícero do Juazeiro no dia 19 de julho. O diácono é autor do cordel “A canonização do padre Cícero pela Igreja Brasileira”, e fez o lançamento da sua obra no mesmo dia em sua pagina do facebook, em poucos dias foram vendidos 80 exemplares, sendo considerada uma boa repercussão, e adesão do público referente à temática. Ainda, no domingo que antecedeu a festa, o diácono teve um artigo de sua autoria tratando da temática da canonização de São Cícero, no jornal “O povo”, o mais importante do Ceará, dando, assim grande visibilidade ao tema da Canonização do padre Cícero pela Igreja Católica Apostólica Brasileira.



CONTEXTUALIZANDO

Em 06 de julho de 1973, Pe. Cícero foi canonizado pela Igreja Católica Apostólica Brasileira. A sua canonização foi idealizada pelo primeiro bispo Diocesano de Maceió-AL, Dom Wanillo Galvão Barros, que já observava a devoção do povo nordestino a este santo homem.


Desde o início, no Estado de Alagoas, como ele era o responsável pela implantação da ICAB na Terra dos Marechais, sentiu grande devoção popular pelo Pe. Cícero e começou a fazer uma série de pesquisas mais a fundo, quanto aos méritos de sua santidade. Com essas pesquisas, Pe. Cícero ganhou cada vez mais espaço e a ideia de sua canonização foi fortalecida pelos grandes milagres por ele realizados. Daí porque Dom Wanillo funcionou como postulante de sua canonização perante o Concílio Nacional da ICAB. Por fim, a Igreja o elevou a honra dos altares com o título de SÃO CÍCERO DO JUAZEIRO, festa celebrada dia 20 de julho.

São Cícero do Juazeiro, rogai por nós e pelo mundo inteiro.

159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo